Publicando Artigos: um breve manual para a primeira vez

Boa noite pessoal!

Bem, como todos sabem publicar um artigo seja em anais de eventos ou em uma revista é algo muito importante para o currículo. Entretanto, para quem ainda está graduando e não se envolveu em uma Iniciação Científica a publicação acaba por se tornar mais difícil por vários fatores... 

Pensando nisso resolvemos trazer algumas dicas para ajudar você que precisa ou que deseja publicar, mas que está completamente perdido.

1º - Analise suas fontes. Interprete-as, pergunte o que elas dizem de interessante, se envolva com sua documentação de pesquisa.

2º - Feito isso é hora de selecionar os teóricos. Procure autores que vão lhe ajudar a embasar sua pesquisa, por exemplo se você trabalha com fotografias é hora de ler livros/artigos que te ajudem a encaixar estas fotografias na pesquisa. Estes teóricos podem ajudar e muito, pois um segundo olhar sempre vê algo que você possa deixar passar despercebido...

3º - Feito isso começa o trabalho árduo de dar formas ao artigo. Uma boa sugestão é procurar textos que abordem temas semelhantes ao de sua pesquisa e tentar visualizar como você poderá começar os seus trabalhos. Montar um pequeno esboço com tópicos a serem discutidos também adianta muito o processo de produção!

ATENÇÃO!!!!!! Muita atenção ao fazer citações diretas e indiretas, dê sempre os créditos aos autores! Ou vai arrumar muita dor de cabeça com acusações de plágio...

4º - Ao escrever seu artigo lembre-se das regrinhas básicas da dissertação: escrita em 3ª pessoa, com começo meio e fim. Algumas revistas sugerem que os textos sejam divididos em tópicos, se esse for o caso a escrita pode até ficar mais fácil de ser feita, porém não são todos periódicos que gostam disso!

5º - Bom, ao final do texto é hora de citar as obras consultadas para a realização  do artigo. Esta parte varia muito, algumas revistas pedem ao fim do texto, outras pedem em notas de rodapé... Não há um padrão certo quanto ao lugar onde elas devem aparecer, porém algo é certo: siga as normas da ABNT! 

6º - Terminada a grande obra, é hora de buscar ajuda. Procure um professor que possa ler seu trabalho e dar uma segunda opinião, digamos, mais técnica sobre ele. Este professor pode ser seu futuro orientador, ou alguém com quem você tenha certa liberdade. Ele também pode vir a ser o segundo autor do seu texto, ou até mesmo o primeiro (dependendo da contribuição dele) - o que ajuda na hora de publicar.

7º - Bom, agora é hora de mirar o alvo! Você vai ter que escolher uma revista ou periódico para realizar sua publicação. Existem muitos, muitos mesmo! Alguns abrem suas chamadas de artigos para dossiês (temas) específicos, outros aceitam artigos de tema livre, alguns aceitam em determinadas épocas, outros em fluxo continuo... Opções não faltam!

Mas, nem tudo são flores... Geralmente as revistas com Qualis (conceito) mais elevado dão certa preferência a textos de mestrandos e doutorandos, que escrevem com mais sabedoria que pobres mortais da graduação... Aí a resposta pode demorar, demorar, demorar e talvez vir em forma de não. O que complica a vida do graduando ainda mais, pois as publicações tem que ser INÉDITAS e você não deve mandar o mesmo artigo para que duas revistas analisem ao mesmo tempo, para não correr riscos!

Pensando nisso algumas revistas foram criadas justamente com o objetivo de atender a demanda de historiadores "mortais". Trago aqui o nome de algumas:


8º - Feito o texto e escolhido o periódico, chegamos a reta final. Os sites de periódicos geralmente possuem uma aba chamada "Normas para submissões" que são algumas regrinhas que fazem com que seu texto esteja dentro dos padrões de publicação da revista, geralmente eles abordam questões como citações, fonte, margens, tamanho de imagens, referencias bibliográficas etc. 

Após formatar seu texto, faça seu cadastro, envie-o e espere. Nem sempre a resposta vem rápido, algumas levam semanas outras meses, e já vi publicação sendo feita um ano depois! Não desanime!
E se não der certo de primeira, tentem de novo!


Comentários

Postagens mais visitadas