Chamada de Artigos: Revista História Crítica

Historia Crítica, publicação do Departamento de História da Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia), anuncia que receberá artigos para o dossiê, “Imagens da nação: uma perspectiva comparada entre o Brasil e a América hispânica”, coordenado pelos professores Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona y Guilherme Pereira das Neves, entre os dias 1° e 30 de outubro de 2013.
Se a preocupação com a nação se tornou não somente o traço diferenciador da historiografia europeia do século XIX, como também o fundamento para sua inserção no elenco das disciplinas acadêmicas valorizadas pelas elites letradas, tal dinâmica não esteve ausente das obras fundadoras da pesquisa histórica na América Latina, seja do lado brasileiro, com Varnhagen e a geração romântica, seja nos países hispanofalantes surgidos do desmembramento do império espanhol, com Restrepo, Barros Arana e Mitre, entre outros. Mas não foram somente as repúblicas latino-americanas, mas também o império do Brasil, que se enfrentou com enormes dificuldades para lidar com o passado que todos compartilhavam com as antigas metrópoles. Como resultado, ao se verem na emergência de construir as respectivas imagens da nação, esses países se viram obrigados a exorcizar as aparições projetadas pela colonização, sem terem à disposição os instrumentos necessários para a criação de algo efetivamente novo. Por outro lado, ante as dificuldades de comunicação e diálogo que marcaram boa parte das relações entre as diferentes regiões da América Latina até recentemente, poucos foram os estudos que procuraram examinar esse processo de maneira global e menor ainda o número daqueles que realizaram comparações sistemáticas entre os países hispânicos e o Brasil.

Este dossiê pretende oferecer a oportunidade de justapor artigos sobre as imagens da nação no Brasil e nas repúblicas hispano-americanas que permitam estimular futuras pesquisas nesta linha. Aqui a ideia de nação se inspira em uma história cultural, em uma história da historiografia e em uma história política preocupada com o uso das teorias da nação e do governo, seja por meio das linguagens e dos conceitos ou pelas sociabilidades entre intelectuais. Portanto, serão bem-vindos trabalhos que examinem a construção da imagem da nação em um ou mais países da América Latina a partir de uma perspectiva comparada ou conectada com o Brasil. Admitem-se as mais diversas abordagens, cujo tema propicie: história política renovada, história cultural, história dos conceitos, história das linguagens políticas, história das sociabilidades políticas ou intelectuais, estudos historiográficos ou literários, análises iconográficas —pinturas, fotografias, caricaturas— ou musicais —hinos, gêneros musicais—.

Os originais submetidos à consideração deverão ser apresentados no formato Word para Windows e estar ajustados às normas da revista. Extensão máxima de 11 mil palavras (18 a 22 páginas, aproximadamente), letra Times New Roman 12, entrelinhas simples, tamanho carta, com margens iguais de 3 cm. Na primeira página se inclui um resumo de no máximo cem palavras; os dados do autor são apresentados em um arquivo diferente. Para a elaboração das referências nas notas de rodapé e na bibliografia, deve-se seguir a adaptação do Chicago manual of style utilizado pela revista.

As normas de apresentação de manuscritos podem ser consultadas de maneira detalhada em: http://historiacritica.uniandes.edu.co/
Durante o período do edital, seus manuscritos poderão ser enviados por meio de um link disponível na página eletrônica da revista (http://historiacritica.uniandes.edu.co/) ou enviados ao e-mail hcritica@uniandes.edu.co.

Todos os artigos passarão por um processo de avaliação: em primeira instância, o Comitê da revista verificará se o artigo cumpre com os requisitos básicos exigidos bem como sua pertinência para ser incluído em uma publicação de caráter histórico. Em seguida, será submetido à avaliação de dois acadêmicos e ao conceito do Comitê Editorial. O resultado será comunicado ao autor em um período inferior a seis meses a partir do fechamento do edital.

Os artigos enviados à Historia Crítica para serem avaliados não podem estar simultaneamente em um processo de avaliação em outra publicação.

María Cristina Pérez
Editora revista Historia Crítica
Departamento de Historia
Universidad de los Andes
Bogotá, Colombia
hcritica@uniandes.edu.co
Tel: +51 (1) 3394949 ext. 3716

Comentários

Postagens mais visitadas