IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem




O Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) está mais uma vez promovendo o Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM). Os eventos do ENEIMAGEM (2007, 2009 e 2011) foram marcados pelo alto nível das comunicações, palestras e conferências. Pesquisadores de quase todos os estados e de outros países. Assim também ocorreu com nossos convidados do Brasil (UFF, UERJ, USP, UFES, UNIFESP, UNB, UFRGS, UFU entre outras IES) e do Exterior, de várias áreas do conhecimento. A presença de pesquisadores estrangeiros, deste o primeiro encontro, é uma característica que se faz notar. No ENEIMAGEM de 2011 foi cobrada à Comissão Organizadora a transformação em evento internacional. Portanto, atendendo aos pedidos, a quarta versão do ENEIMAGEM também terá a denominação de I Encontro Internacional de Estudos da Imagem.

Pretende-se dar continuidade a proposta de promover o encontro de pesquisadores que tenham como tema a Imagem e/ou a discussão da representação da imagem em suas pesquisas, tornando-se, portanto, um lócus privilegiado para a divulgação de uma produção científica a respeito e proporcionando o intercâmbio entre as várias áreas do conhecimento.

Com a leitura da programação, poder-se-á verificar os nomes dos conferencistas e demais palestrantes das mesas-redondas e a dimensão qualitativa da proposta em questão, com a participação de vários pesquisadores de diversas IES, inclusive com convidados da Colômbia, México, Espanha e França. Da mesma forma, espera-se que as comunicações venham a contribuir neste debate.

Optou-se em repetir o modelo anterior que se mostrou bastante prático e bastante confiável. Assim, manter-se-á os eixos temáticos do último encontro (veja lista em link específico). Ao proponente de comunicação da pesquisa é dada a possibilidade da escolha do eixo que melhor se adéque ao seu trabalho. Cada eixo temático terá um coordenador (escolhido pela Comissão Organizadora) que encaminhará o material para o parecer dos membros da comissão científica. Após a análise de todo o material os coordenadores dos eixos temáticos constituirão as mesas de comunicação. Novamente será permitido que grupos de pesquisadores proponham mesas-coordenadas nas sessões de comunicação, independente de escolha de eixo. A novidade que será a exigência de um resumo expandido, para melhor compreensão da pesquisa a ser apresentada.

Portanto, a proposta do evento em questão está atrelada ao incentivo e desenvolvimento do conhecimento científico sobre os estudos da imagem nos níveis internacional e nacional e, particularmente, na região norte do Paraná, na busca do fortalecendo os grupos de pesquisas já formados e estimulando a formação de outros. O Encontro deverá, novamente, apresentar êxito quanto ao seu caráter multidisciplinar, ao envolver pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento e instituições.

Espera-se o comparecimento de cerca de 800 pessoas, não só da cidade de Londrina, como também do estado do Paraná, do Brasil e do exterior. Deve-se destacar a transmissão on-line das conferências e mesas-redondas, objetivando atender um público que não pode comparecer. No último encontro esta iniciativa se mostrou profícua, com mais de 800 acessos nos quatro dias do evento.

Veja mais: Programação - Inscrição - Eixo Temático - Normas

Comentários

Postagens mais visitadas