Retrospectiva: livros publicados pela editora Contexto no ano de 2017.




Abaixo você confere todas as publicações na área de história feitas pela editora contexto no ano de 2017:

Euforia e fracasso do Brasil grande.
Fábio Zanini.
Descrição da editora: “Na era Lula, quase 50 novas embaixadas foram abertas.
O projeto de poder do presidente no exterior incluiu também empreendedores e aproveitadores na construção civil, no agronegócio e no setor petrolífero. Para tanto, o dinheiro público rolou solto: entre 2003 e 2015, o BNDES liberou US$ 14 bilhões para 575 projetos no exterior, em 11 países da África e América Latina.
Uma década depois da eleição de Lula, as rachaduras causadas por essa euforia desmedida se tornaram evidentes.
O financiamento público a obras de infraestrutura no exterior passou a ser investigado por integrar um esquema de tráfico de influência e pagamento de propina. E o Brasil ainda ganhou fama de imperialista. É essa história de euforia e fracasso que o experiente jornalista Fábio Zanini nos conta”.
Ver mais em: https://goo.gl/4HnSjW

As crianças esquecidas de Hitler.
Ingrid von Oelhafen e Tim Tate.
Descrição da editora: “As garras do nazismo foram tão profundas, amplas e duradouras que ainda hoje nos surpreendemos com detalhes dos seus horrores. O programa Lebensborn, criado por Heinrich Himmler, foi responsável pelo rapto de nada menos que meio milhão de crianças por toda a Europa. Esperava-se que, depois de passar por um processo de “germanização”, elas se tornassem a geração seguinte da “raça superior” ariana. Foi assim que Erika Matko tornou-se Ingrid von Oelhafen. Com um texto que remete aos bons livros de suspense, acompanhamos Ingrid desvendando seu passado e toda a dimensão monstruosa do programa Lebensborn e sua consequência na vida de tantos inocentes. Embora os nazistas tenham destruído muitos registros, Ingrid descobriu documentos raros sobre o programa, incluindo depoimentos do julgamento de Nuremberg.”.
Ver mais em: https://goo.gl/sXSsZE

A conquista de Berlim.
Vassily Tchuikov.
Descrição da editora: “Existem muitos relatos sobre a Segunda Guerra Mundial. Porém, até agora os leitores brasileiros não dispunham de uma obra fundamental que desse um testemunho sobre como a guerra foi vencida pelos... soviéticos. Com este livro extraordinário, finalmente terão a oportunidade de saber diretamente do comandante em chefe do Exército Soviético que promoveu a conquista de Berlim, Marechal Tchuikov, como os nazistas foram derrotados. Militar de campo, Tchuikov liderou os soviéticos contra os nazistas, primeiro na defesa de Stalingrado, e, mais tarde, na longa travessia até Berlim, onde o que restava do Terceiro Reich foi destruído. A narrativa bélica e vívida, repleta de estratégias e táticas de guerra, de intrincados planejamentos, de descrição de armamentos, levará o leitor a respirar o ar das batalhas”.
Ver mais em: https://goo.gl/kQJaVN

O Brasil no contexto 1987-2017.
Jaime Pinsky.
Descrição da editora: “O tempo histórico sofreu uma acelerada nestes últimos 30 anos. No Brasil e no mundo as mudanças são profundas e estão à vista de todos. A economia e a sociedade eram diferentes, as mulheres e as famílias eram diferentes, a música e o jornalismo eram diferentes, a luta pela cidadania era diferente, diferentes eram até o esporte e a língua falada e escrita. Este livro, comemorativo dos 30 anos da Editora Contexto, é um balanço destas três décadas a partir do olhar de dezessete especialistas, todos autores da casa. O que aconteceu com nosso país enquanto a Contexto surgia, lutava para se afirmar, ocupava seu terreno passo a passo até se tornar uma importante referência na vida editorial e cultural do Brasil? O país melhorou, piorou, ficou na mesma? O que é que almejávamos, o que almejamos agora? Ainda acreditamos no futuro ou nos conformamos com o que somos? O que queríamos, o que conseguimos, o que conquistamos, do que desistimos? Nesta obra, enriquecida pela pluralidade de pontos de vista sobre várias áreas, o leitor encontrará diversas respostas a essas questões”.
Ver mais em: https://goo.gl/agQRWH

Diálogos de culturas.
Leandro Karnal.
Descrição da editora: " ‘Sempre achei fascinante ampliar a visão e pensar a realidade além da parede técnica do especialista. Espero que o leitor lance sobre mim o mesmo método que lanço sobre todos os textos que encaro: ler com atenção e analisar, dissecar e destrinçar o que li. Escrever sobre muitos temas é um desafio curioso. Tenho uma formação profissional na área de História e um olhar treinado para questões específicas. Ao dirigir esse olhar para fora do meu gueto, compreendo coisas novas num processo recíproco de aprendizado. Escrever é uma prática. O cerne do que acredito (o diálogo, o combate ao preconceito, a crítica às exclusões sociais e culturais etc.) nunca muda. Este livro é fruto do desafio de considerar a possibilidade do diálogo entre áreas distintas e cruzamento de temas diversos’ – Leandro Karnal”.
Ver mais em: https://goo.gl/KNacvL

História da Guerra Civil Russa.
Jean-Jacques Marie.
Descrição da editora: “A Revolução Russa começou com a deposição do czar em fevereiro de 1917. Em outubro do mesmo ano, os bolcheviques chegam ao poder, sob a liderança de Lenin. Mas o Estado soviético só se consolida depois de uma guerra fratricida que durou até 1922 e causou milhões de mortos. Este livro é uma narrativa instigante e equilibrada da guerra civil que abalou a Rússia, dividiu sua população e contou com a presença direta e indireta de várias potências estrangeiras. É também uma fina análise das partes nela envolvidas. O historiador Jean-Jacques Marie faz uma cuidadosa reconstituição histórica e apresenta documentos até agora inéditos para quem não conhece a língua russa. Entender esse conflito ajuda a compreender o Estado soviético e a Rússia atual”.
Ver mais em: https://goo.gl/Dd3YXw

Curtiu as dicas?!
Acompanhe nossas postagens e compartilhe com seus amigos.


Comentários

Postagens mais visitadas