Raça & Racismo: pontos e contrapontos teóricos.

Os termos racismo e raça se estabelecem como grandes paradigmas das sociedades contemporâneas. De bancadas acadêmicas a propagandas midiáticas, eles fomentam calorosos debates com grandes "teores científicos" ou não. No Brasil, esta discussão é aguçada, sobretudo, por fatores históricos contraditórios. Afinal, como todos nós sabemos, de certo modo, durante a colonização os valores culturais eurocêntricos marginalizaram as culturas nativas e africanas no país. Não obstante, para justificar inúmeros problemas sociais e econômicos brasileiros atuais, este fator histórico é sempre retomado. Mas, até que ponto realmente conhecemos o sentido hermenêutico dos termos raça e racismo?
Em estudos atuais o sociólogo e doutor em geografia humana Demétrio Magnoli nos ajuda a compreender está complexa e polêmica questão. Para ele, o termo raça é extremamente recente na história da humanidade, possui cerca de apenas duzentos anos, e está muito mais atrelado as práticas imperialista europeia do início do século XIX a, necessariamente, a colonização exercida por esses e outros povos em épocas preteridas.
Nesta perspectiva Magnoli recentemente publicou um livro chamado "Uma gota de Sangue", pela editora Contexto. Nesta obra, é abordado, segundo a sinopse disponibilizada pelo grupo editorial:

Há 100 mil anos, poucas dezenas de seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele. Um dia, alguns voltaram. Primeiro, como comerciantes, adquiriram cativos escravizados pelos próprios conterrâneos. Depois, como conquistadores, impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os primos que ficaram faziam parte de uma raça distinta. A pretexto de fazer o bem, traçam-se fronteiras sociais intransponíveis, delineadas com as tintas de uma memória fabricada. Este livro conta a história de um engano de 200 anos - o tempo da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça. 
Sendo assim, em uma ligeiríssima conclusão da obra, pode-se afirmar que para Magnoli o termo raça é uma invenção que ganhou inúmeros significados ao longo desses últimos duzentos anos.
Aos leitores interessados na obra, seguem abaixo sugestões de sites para compra online. Além disso, ficará disponível um vídeo do próprio autor Demétrio Magnoli ao programa televisivo café filosófico, em que o mito racial é por ele abordado. Uma boa leitura a todos!

Livraria Cultura - R$ 49,90
Livraria Ponto Frio - R$ 44,91  





Comentários

Postagens mais visitadas