Lançamento: Um Olhar Sobre o Brasil - a Fotografia na Construção da Imagem da Nação 1833-2003 - Boris Kossoy e Lilia Moritz Schwarcz
O livro Um Olhar Sobre o Brasil - a Fotografia na Construção da Imagem da Nação 1833-2003 faz parte da coleção História do Brasil Nação, uma coedição da Editora Objetiva com a FUNDACIÓN MAPFRE e direção geral de Lilia Moritz Schwarcz. O volume é coposto por 459 imagens que retratam 170 anos da trajetória histórica do Brasil cobrindo o período de 1833 a 2003, as fotografias são parte de arquivos públicos e coleções privadas, que demarcam o aparecimento da fotografia no Brasil e sua importância para a historiografia brasileira.
DESCRIÇÃO
O ano de 1833 é o ponto de partida do livro com as experiências
precursoras de Antoine Hercule Romuald Florence (1804–1879) em Campinas.
Antoine foi o primeiro a concretizar experiências fotográficas nas
Américas, simultâneas às que se realizavam na Europa. É, no entanto, no
Segundo Reinado que a técnica ganha impulso com o apoio do imperador D.
Pedro II, ele próprio um aficionado pelas possibilidades da tecnologia.
O século XX foi marcado pela primazia da imagem. A fotografia ganhou
as ruas e os meios de comunicação, flagrando de perto os momentos
marcantes do Brasil e do mundo. O advento do Estado Novo, a participação
brasileira na Segunda Guerra Mundial, a construção de Brasília, o
clamor das massas pela redemocratização; em todos esses momentos a
fotografia teve papel crucial para documentar e repercutir a história.
Líderes populares como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio
Quadros, Leonel Brizola e Luiz Inácio Lula da Silva também posaram para
as lentes, gerando imagens que se tornaram ícones de diferentes fases da
história recente.
Em seu texto de apresentação do volume, Kossoy destaca o aparecimento
da fotografia no século XIX e sua relevância na vida cotidiana da
sociedade, tornando-se um fenômeno não só artístico, mas comercial. Além
de fixar tipos humanos, o advento tecnológico passou a imortalizar
espaços urbanos, rurais e a natureza local.
“Trata-se de um conjunto que documenta aspectos expressivos de fatos
sociais, políticos, culturais, religiosos, científicos, artísticos,
entre tantos outros, fios que tecem a trama histórica de uma nação.
Nosso objetivo é a reflexão acerca das conexões mais profundas desses
fatos, apenas sugeridos pelas imagens; a fotografia é uma fonte preciosa
de informação; trata-se, não obstante, de um conhecimento de aparência
(...) Um conhecimento que parte da superfície iconográfica e tanto mais
nos revela quanto mais buscamos sua realidade interior”, reflete Kossoy.
Na América Latina, o Brasil é um dos países com maior acervo
fotográfico ao longo do século XIX e XX. A fotografia substituiu as
aquarelas e quadros pintados pelos viajantes da primeira metade do
século XIX. Segundo Kossoy, a principal contribuição desses fotógrafos
foi permitir registro iconográfico de diferentes aspectos do passado,
que possibilitaram a preservação para a posteridade das feições do
brasileiro comum, do campo e da cidade, assim como a aparência de
logradouros, moradias e ruas.
Entre eles, Kossoy destaca nomes como Augusto Riedel, A. Frisch,
Benjamin Mullock, Victor Frond, Augusto Stahl, J. Otto Niemeyer, Marc
Ferrez, Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly, entre muitos
outros, que produziram uma extensa documentação visual do país.
Em seu texto de introdução para o livro, a antropóloga Lilia Moritz
Schwarcz chama a atenção para a ampliação das possibilidades
documentais, expandindo a própria noção de arquivo e de acervo para além
das bases escritas. “Hoje nos arriscamos a produzir conhecimento a
partir da análise de objetos de cultura material como moedas, lápides,
telas, esculturas, além das fontes literárias, obras teatrais e, tomando
um lugar cada vez mais importante, as fotografias.”, explica.
Lilia ressalta a presença de imagens de momentos históricos
marcantes, como o registro da multidão concentrada no Paço Imperial para
a assinatura da Lei Áurea, em 1888. Há também imagens corriqueiras, que
apresentam o dia a dia da população brasileira, como, por exemplo, a
foto de um homem sendo carregado numa liteira por escravos.
O livro pode ser adquirido nas livrarias Cultura, Folha e Saraiva. O preço varia entre R$ 134,90 a R$ 159,90.
Outros títulos da coleção: A abertura para o mundo: 1889 - 1930, A construção nacional 1830 - 1889, Crise colonial e independência 1808 - 1830.
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